As 10 maiores explosoes do universo
Em todo o univeso existem varias explosoes, mas existem 10 explosoes que destruem planetas, soes e ate galaxias ou mesmo criar vida constantemente estas sao as 10 maiores explosoes do universo em contagem decrescente.
10-morte vinda dos ceus.
A menor explosão da lista pode tido sido grande o bastante para ter aniquilado os dinossauros da terra.O asteroide que caio na terra ha 65 milhões de anos, medido 9km de comprimento, o asteroide deixou uma cratera de 180km a energia libertada pelo impacto foi de 250 megatons ( o mesmo que 5 bombas atomicas).
9-O impacto de Marte.
Um asteroide 200x maior que o que aquele que exntinguiu os dinossauros antigiu marte a mais de 3,9 bilhões de anos. o asteroide tinha 1,900km de diametro, o impacto deixou uma cratera de 5,300km de extenção, quase o tamanho de africa, ou seja, 40% do planeta.
8-big splat.
Imagenem que um asteroide de Marte colidisse com a terra. cientistas acreditam que ocorreu na criação da terra, ha 4,6 bilhões de anos. comparando com o de Marte este era 3x maior, e o impacto, 10x maior, mas apesar disso, o impacto gerou importantes beneficios: os dois nucleos de ferro fundiram aumentando o nucleo da terra e destroindo o asteroide. Os fragementos do asteroide juntaram-se criando a lua com o calor da explosao, a terra e os restos dos fragementos fundiram, não deixando crateras na terra.
7-Quando dois mundos colidem.
Nos confins do universo, 2 planetas do tamanho de Venus e terra estão em rota de colisão, mas alguma coisa a contesse em vez de coledirem de lado, colidem de frente. Se existisse ou existe vida nesses dois planeta testemunhariam um evento aterrador. Cientistas acreditam que essa gicantesca explosão tenha abalado o cosmo durante os ultimos 1000 anos
6-erupções de magnetares
Magnetares são estrelas de nêutrons que rotacionam em alta velocidade, criadas a partir de colapso de estrelas muito maiores que o sol.Estas estrelas de nêutrons possuem os campos magnéticos mais fortes do universo, por motivos desconhecidos.
Esses campos magnéticos são tão intensos que se um magnetar surgisse entre a Terra e a lua, sua força destruiria todos os aparelhos eletrônicos e apagaria a informação de todos os cartões de crédito do mundo.
Uma erupção foi forte suficiente para afetar satélites na órbita terrestre, a 50mil anos luz de distância. A maior explosão de magnetar observada da Terra, liberou em 1 décimo de segundo, a mesma energia liberada pelo sol em 100 mil anos.
5-A explosão de 100 milhões de anos
há 2,6 biliões de anos que um gigantesco buraco, negro tem causado destruição no centro de um grupo de galaxias. O buraco negro gerou 2 jatos que lançam partículas em direções opostas, os cientistas acreditam que esses jatos tem mais de 100 milhões de anos e criaram 2 bolhas gigantes nas galáxias vizinhas.
A energia total dessas 2 bolhas é muito maior do que qualquer concentração de energia no universo, conhecida pelo homem.
4-Explosão de raios gama de curta duração
As explosões de raios gama são mais concentradas que as explosões de magnetares isto acontece quando estrelas gigantes morrem, elas colapsam e explodem, liberando grande quantidade de energia em jatos concentrados de raios gama. Uma explosão de raios gama tão rápida e violenta só podia ocorrer se 2 estrelas de nêutrons se unissem em uma dança mortal e se aproximando cada vez mais até colidirem.
3- Supernovas
As supernovas podem acontecer de várias formas, mas os tipos mais comuns são quando uma estrela em um sistema binário engole uma parte ou toda a massa de sua companheira, ou quando uma estrela gigante entra em colapso.Em 2005, uma supernova brilhou mais forte do que todas as outras durantes semanas sem parar e só não afetou a Terra por estar a 4,7 bilhões de anos luz de distância.
2- Explosões de raios gama de longa duração
As explosões de raios gama de longa duração São tão fortes quanto às explosões de curta duração, mas duram mais tempo e liberam muito mais energia. As explosões de raios gama de longa duração são até 10 mil vezes mais poderosas que as explosões de curta duração. Os jatos concentrados de energia das explosões surgem apenas em supernovas de estrelas com massa pelo menos 30x maior que a do sol.
A maior explosão já registrada teve duração de 23 minutos o feixe de partículas e radiação desse tipo de explosão é tão poderoso que mesmo ocorrendo a milhares de anos-luz de distância, poderia destruir a vida na Terra, se tivesse nosso planeta como alvo.
As explosões de raios gama de longa duração são as mais poderosas do universo então por que estão em 2º lugar na lista, a resposta é muito simles a explosão não ocorreu dentro do universo, mas sim antes de sua formação.
1- O Big Bang
A mãe de todas as explosões é tecnicamente uma expansão e não uma explosão por ter ocorrido fora de uma área definida. A velocidade e a temperatura do Big Bang são maiores do que qualquer coisa que aconteceu dentro do universo, após a sua formação.
O tamanho do universo dobrou de tamanho muitas vezes em um intervalo de tempo muito pequeno. Essa estado incrível de grande expansão exponencial durou apenas uma mínima fração de segundo (1/1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000).
Expansão do universo foi tão rápida que ultrapassou a velocidade da luz. Isso não viola a teoria da relatividade, pois o espaço pode se expandir mais rápido do que a velocidade da luz. Das grandes explosões do universo, o Big Bang é o pricipal exemplo de que esses grandes disparos de energia não causam apenas destruição.